Cardiomiopatia Dilatada (CMD)

Cardiomiopatia Dilatada (CMD)

A Box4Dog oferece teste genético para mais de 200 doenças. Dentre elas, uma bem intrigante é a Cardiomiopatia Dilatada, correlacionada a alteração no gene RBM20. Um gene de caráter autossômico recessivo identificado em 2014.
Na Cardiomiopatia Dilatada (CMD) as câmaras do ventrículo estão aumentadas/dilatadas, o que faz com que o coração tenha dificuldade em contrair. Assim, muitos cães que apresentam essa disfunção, são intolerantes ao exercício ou apresentam cansaço fácil, linguinha arroxeada e até desmaios.
 

 
Geralmente, o ventrículo do lado direito é o que aumenta. Se observarmos a imagem abaixo, vemos que o lado direito bombeia o sangue para os pulmões, onde receberá oxigênio e deixará o CO2.
Na rotina, mais de 10% dos cães que apresentam alterações cardiológicas sofrem de CMD, sendo que a idade mais frequente para apresentar sintomas clínicos é a partir dos 5 anos. Hoje, sabe-se também que embora seja muito mais frequente em cães grandes e gigantes, todos os cães estão propensos.
A prevalência é maior em cães das raças Doberman, Boxer, São Bernardo, Terra Nova ,  Dinamarqueses e Wilfhound Irlanês. Já dentre os cães de médio e pequeno porte estão o Cocker Spaniel e o Dálmata.

 
Por se tratar de uma doença congênita,  ou seja,  o filhote já nasce com os genes para que ela se desenvolva, é necessário que seja acompanhado de perto por um médico veterinário cardiologista. Aconselhamento nutricional, medicações e muito carinho, podem retardar o aparecimento dos sinais clínicos e garantir a manutenção da qualidade de vida.
O cão afetado passa o gene para os filhotes e assim por diante, tornando desafiador o planejamento de acasalamento do canil.
  

Caso haja qualquer dúvida, nossa equipe apaixonada por cães está sempre à disposição!
contato@box4dog.com.br ou Telefone/Whatsapp: (12) 99211-1805


Fonte: Leach,S.B., Johnson, G.S., Gilliam, D., Harmon, M.W., Mhlanga-Mutangadura, T., Hansen, L., Tayler, J.F., Schnabel, R.D. :
Dilated cardiomyopathy in standard schnauzers with a homozygous 22 bp deletion in RBM20. Proceedings of the 32nd ACVIM Forum, 2014 June 4–7; Nashville, TN, USA. :, 2014. DOI: https://doi.org/10.1111/jvim.12375.

 


×

✔️ Produto adicionado com sucesso.