Cardiomiopatia Dilatada: O que é, sintomas e causas.

Cardiomiopatia Dilatada: O que é, sintomas e causas.


As cardiomiopatias são doenças do miocárdio, o músculo do coração, que leva à problemas no trabalho do coração. Sendo a cardiomiopatia dilatada o tipo mais frequente.

O que é?

A cardiomiopatia dilata ocorre quando a contração do ventrículo é insuficiente e a câmara fica aumentada. Quando isso ocorre, o sangue deixa de ser bombeado eficientemente para o corpo, levando a problemas graves como cansaço, falta de ar, líquido livre em abdômen, desmaio e morte.

Quais animais são acometidos?

A cardiomiopatia dilatada pode ocorrer tanto em cães quanto em gatos, sendo mais frequente nas raças grandes como boxer, doberman e Ragdoll.

Como ocorre?

A cardiomiopatia dilatada pode ocorrer por diversas razões como falta do aminoácido taurina na dieta, hipertensão, obstrução de vasos etc. Mas quando não se saber a causa, é dado o nome de idiopática.


Diagnóstico:

O diagnóstico é feito por exame de ecocardiograma. Neste exame são medidos os tamanhos das câmaras cardíacas, dos músculos, do fluxo sanguíneo etc.

Hoje, sabemos que há um composto genético envolvido. O gene RBM20 em cães e o gene MYBPC em gatos foram altamente correlacionados com animais que desenvolveram a doença.

Assim, caso o cão ou o gato apresentem a mutação para desenvolvimento de problemas cardiológicos, é muito importante que faça acompanhamento regular com o médico veterinário especialista. Quanto antes iniciar o tratamento e o acompanhamento, melhor qualidade de vida o paciente terá!

A Box4Pets testa essa e mais de 200 outros genes relacionados à doenças e a traços físicos. 

CLIQUE AQUI PARA CONHECER NOSSOS TESTES


×

✔️ Produto adicionado com sucesso.