Doenças Genéticas: Doença de Von Willebrand (Distúrbio Hemorrágico Hereditário)

Doenças Genéticas: Doença de Von Willebrand (Distúrbio Hemorrágico Hereditário)

A doença de Von Willebrand  é causada por uma deficiência de uma proteína plasmática denominada de Factor de Von Willebrand (FvW).

É classificada em três tipos gerais:

- Tipo 1: considerado dominante, é o mais comum, caracterizado por concentração de FvW menor que 50% em relação aos animais saudáveis. Possui gravidade variada e ocorre principalmente na raça Dobermann;

- Tipo 2: descrita como grave e incomum, pode apresentar concentração normal ou diminuída de FvW, porém possui menos quantidade da forma funcional deste fator. Ocorre no Pointer Alemão;

- Tipo 3: bastante grave, os animais apresentam concentração inferior a 1% do FvW. Acomete particularmente as raças Chesapeake Bay Retriever, Koiker Holandês, Scottish Terrier e Pastor de Shetland.

***Quanto menor for a concentração de FvW, maior se torna a probabilidade de ocorrência de hemorragias.

Raças predispostas:

- Dobermann
- Pastor de Shetland
- Airedale Terrier
- Golden Retriever
- Chesapeake Bay Retriever
- Koiker Holandês
- Pointer Alemão
- Scottish Terrier

Os sinais clínicos relacionam-se com hemorragias (sangue nas fezes, urina e corrimento nasal sanguinolento). Os animais acometidos são normalmente diagnosticados com uma idade jovem, sendo que a doença apresenta vários níveis de gravidade.

O diagnóstico é feito através de testes genéticos, a Box4Dog possui o Teste de Indentificação de Doenças Genéticas, uma vez que as provas regulares de coagulação sanguínea normalmente apresentam valores dentro do padrão. Sendo assim, o teste genético é a forma diagnóstica mais precisa para essa doença.

 


×

✔️ Produto adicionado com sucesso.