Entenda o teste de DNA da Box4Dog!

Entenda o teste de DNA da Box4Dog!


A genética é uma realidade em vários ramos do nosso cotidiano. A Box4Dog traz testes de fácil coleta e resultados confiáveis para cães de todas as raças.
Contudo, muitas vezes podemos achar confuso alguns termos técnicos relacionados ao assunto, mas não é nenhum bicho 7 sete cabeças.

Que tal entendermos melhor o resultado dos nossos pets? Vem com a gente que explicaremos tudo direitinho!

O passo inicial é compreender o que é o gene. Todas as células carregam no núcleo o material genético, o famoso DNA (ácido desoxirribonucleico), que nada mais é que sequências longas de duas fitas de bases nitrogenadas cuja sequência cria um código. As bases nitrogenadas são iguais para todos os mamíferos: adenina, timina, guanina e citosina. Isso faz com que chamemos o DNA de linguagem universal.


Este código formado pela sequência de bases nitrogenadas conta qual a sequência única do gene. Ou seja, o gene é a receita para a formação de todas as proteínas do corpo. A  sequência das bases nitrogenadas determinas a forma da proteína, que por sua vez determina a função da proteína no corpo. 



O truque é como esse gene é lido e, o mais importante, expresso.

Este processo é mais complexo e requer a interação de alguns fatores e da fábrica complexa das células. Muitos genes trabalham juntos, inibem alguns e até aumentam a expressão de outros. Assim, existe um vocabulário bem técnico para contar como esse gene trabalha.

* Alelo: forma alternativa de um gene. Em uma célula canina, diplóide, cada gene terá dois alelos, ocupando a mesma posição (lócus), em cromossomos homólogos, ou seja, em cromossomos iguais entre si, um herdado da mãe e o outro do pai.

* Cromossomo autossômico: Todo cromossomo que não é um cromossomo sexual.

* Cromossomo sexual:

Homozigoto: Organismo diplóide com dois alelos idênticos de um gene específico (o oposto de heterozigoto, com dois alelos diferentes).

* Heterozigoto

Dominante:  Em genética, refere-se ao membro de um par de alelos que é expresso no fenótipo do organismo, enquanto o outro alelo não é, mesmo quando os dois alelos estão presentes. Oposto de recessivo.

Recessivo: Uma característica que é expressa apenas em homozigotos ou hemizigotos.

Penetrância completa:  quando o gene produz o fenótipo correspondente sempre que estiver presente em condições de se expressar.

Penetrância incompleta: quando apenas uma parcela dos indivíduos com o mesmo genótipo expressa o fenótipo correspondente.

A Box4Dog oferece um suporte completo após o recebimento dos resultados. Está com dúvida? Entre em contato conosco e agende um horário com um de nossos médicos veterinários. Via WhatsApp (12) 99211-1805 ou e-mail: contato@box4dog.com.br 


×

✔️ Produto adicionado com sucesso.