Doença de von Willebrand

Doença de von Willebrand


A Doença de von Willebrand (DvW) é a disfunção de coagulação mais frequente nos cães, acometendo mais de 50 raças. Observa-se distúrbios importantes em sistemas sanguíneo, linfático e imunológico. Trata-se de uma doença de caráter hereditário relacionado a um defeito na síntese ou na função do Fator de Willebrand (FvW). Este defeito genético tem característica autossômica, ou seja, não está ligada aos genes que determinam o sexo. Assim, não é observado maior prevalência em machos ou fêmeas.

Os cães que portadores da DvW, apresentam alterações quantitativas ou qualitativas no FvW. Assim, estes cães podem apresentar sinais subclínicos ou diátese hemorrágica em procedimentos cirúrgicos, parto e em lesões que normalmente seriam facilmente resolvidas. Felizmente, não são observados sangramentos espontâneos.

A DvW é dividida em três classificações:

Tipo I: caráter quantitativo, baixa concentração do FvW. Mais prevalente entre os tipos.

Tipo II: defeito qualitativo, sendo depleção seletiva de multímeros de alto peso molecular

Tipo III: forma mais grave do tipo I, sendo a concentração do FvW tão baixa que não é detectada em exames hematológicos específicos.

O diagnóstico da DvW é realizado através da pesquisa do FvW, contudo, uma vez que a presença do fato não limita o acometimento, é indicado se realize o teste genético para o diagnóstico. É de extrema importância que os cães acometidos não se reproduzam, uma vez que se trata de uma doença hereditária. Além disso, é importante acompanhamento cri

Ribes, Alice Otto. "Distúrbios plaquetários em cães e gatos: revisão bibliográfica." (2019).

Nós da Box4Dog possuímos a detecção da Doença de von Willebrand - DvW em nossos testes, consulte-nos para maiores informações. Via WhatsApp (12) 99211-1805 ou e-mail: contato@box4dog.com.br 


×

✔️ Produto adicionado com sucesso.